Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Galway com Inma Serrano e a bebé Sophia

  


Irlanda. País do meu coração, onde me sinto verdadeiramente em casa. Estar lá é já para mim uma experiência única.
Ir a um workshop com a Róisín Curé, a Inma Serrano e o Miguel Herranz, alguns dos meus urban sketchers preferidos, multiplicou por mil o prazer da minha experiência.
E ir conhecer Galway foi o paraíso, sobre esta já tão rica expectativa.
Isto aconteceu em Julho deste ano.
Fizemos vários exercícios no workshop de três dias, mas este exercício, sobre o qual tive muitas dúvidas à medida que o ia fazendo, representa para mim a fusão entre a minha motivação e o que fui encontrar.
Feito numa das formações dadas pela Inma Serrano, e começando com muita luz para finalizar neste intenso claro/escuro, representa o que para mim é essencial no urban sketcher, e no que quer que se faça nesta vida, a dimensão humana. 
Este pai levou a sua filha ao pub, que em Galway, e neste pub em particular, é um lugar de grande harmonia, onde se fazem amigos e cujo ambiente é quase como a nossa sala de estar.
Nunca vi uma expressão igual de carinho e amor profundo de um pai que leva a sua filha a apresentá-la no seu ambiente de amizade.
O desenho começou com muita luz, que fui retirando, até retirar importância a tudo o resto e eles se tornarem o motivo principal do desenho.

Inicialmente resultou estranho para mim, por todo o negro que raramente utilizo e que aqui tomou forte presença, mas toca-me muitíssimo quando me lembro da impressão que eles me transmitiram. Luz, foi o que vi neles. Luz e amor.

E o conselho da Inma... que las líneas se conecten entre sí!

11 comentários:

João Santos disse...

ADORO!

Bruno Vieira disse...

Fabuloso, ainda me deixa com mais curiosidade :)

Marcelo de Deus disse...

Precioso

nelson paciencia disse...

O teu texto e desenho tocaram-me verdadeiramente. Adoro!

Fernanda Lamelas disse...

Maravilhoso, tudo!

Ana Jacome disse...

De cortar a respiração...está tudo lindo..muitos parabens!!

Marcelo de Deus disse...

a pedir uma moldura !!!

Celeste Vaz Ferreira disse...

Lindissimo.

Rosário disse...

Muito giro!

Alexandra Baptista disse...

Parabéns Isabel. ADORO o autorretrato do editorial.

Isabel Alegria disse...

Foi tão bom ler os vossos comentários. Não imaginei que este desenho e história pudessem tocar tanto as pessoas.
Realmente partilhar tem este maravilhoso retorno, de ao tocarmos o sentimento do outro, recebermo-lo também como bálsamo e incentivo para perseverar.