Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Grão a grão...

Oiço muitas vezes "Não tenho tempo" como desculpa para não se desenhar. Para mim ter mais ou menos tempo implica a escolha da temática do desenho mas, o "não desenhar",  não é encarado como opção. Se tenho duas horas sou capaz de me aventurar a desenhar o Convento de Mafra. Se tenho poucos minutos desenho pessoas. As pessoas mexem-se. Não vale a pena estar com grandes rodeios. Se captaste captaste. Se não passas para o próximo. Esta serie de desenhos foi feita no mesmo café em vários dias, logo pela manhã, antes de ir trabalhar, enquanto bebia o meu café. Nalguns dias preenchi uma dupla página. Noutros, que estava sem tempo, desenhei um pessoa (1 minuto). Assim há paginas que têm várias pessoas desenhadas em dias diferentes. Estes minutos são para mim sagrados porque me sinto mais confiante para começar o dia de trabalho.

4 comentários:

Rosário disse...

Maravilhoso!

Ana Crispim disse...

Subscrevo... Maravilhoso!

nelson paciencia disse...

Estás um craque!

USkP Convidado disse...

Que excelente treino para participar nos "100 desenhos de pessoas em 5 dias", dos USK, que começa no dia 5 de Março! O António está preparadíssimo!

Fefa